Audi e Porsche anunciaram uma parceria com a Raízen, que pertence à marca Shell, para ampliação da rede de carregamento para veículos elétricos no Brasil. A iniciativa recebeu investimentos de R$ 24 milhões para a instalação de 20 carregadores rápidos até março de 2024.
Esses carregadores serão instalados prioritariamente em postos Shell próximos a rodovias, como parte do programa global Shell Recharge, que já possui, por exemplo, centenas de milhares de carregadores na Europa.
No caso do Brasil, esta nova rede será formada por carregadores rápidos de 150 kW, acessível pelo aplicativo Tupinambá, onde os clientes das marcas poderão reservar um horário para o carregamento do veículo e realizar o pagamento digitalmente - os clientes também terão acesso aos demais pontos de recarga que estão sendo implantados pela Raízen dentro do programa de eletromobilidade Shell Recharge.
No comunicado oficial, Audi e Porsche destacam sua estratégia de longo prazo e cada mais investimentos para ampliar a rede de recarga no país - ao todo são mais de mais de R$ 60 milhões.
Nesse objetivo, a Audi anunciou no final de 2021 o investimento de R$ 20 milhões na eletrificação integral de sua rede de mais de 40 concessionários em todo o país, que passaram a disponibilizar o carregador de 150 kW aos seus clientes.
Somente em 2022, 30 concessionárias em todas as regiões do Brasil já inauguraram novos eletropostos de carregamento rápido. Além disso, a Audi do Brasil investiu mais R$ 10 milhões em carregadores AC em estabelecimentos localizados em destinos importantes para os proprietários de carros elétricos em todas as regiões do País.
Em 2022, a Raízen lançou o programa global de recarga rápida Shell Recharge no Brasil e Argentina. O programa tem como missão atingir globalmente 2,5 milhões de pontos de recarga até 2030 e, no médio prazo, o objetivo da companhia é expandir cada vez mais esse projeto no Brasil e América Latina.
Já a Porsche Brasil e sua rede de concessionários investiram R$ 32 milhões na construção de um abrangente ecossistema de soluções de carregamento, com mais de 700 carregadores domésticos instalados em residências de clientes e outros 172 pontos de carregamento instalados e pontos estratégicos como hotéis, restaurantes e estabelecimentos comerciais.
Adicionalmente, a rede de concessionários da marca alemã disponibiliza 13 carregadores DC de 175 kW e 3 carregadores de 350 kW. Em 2022, foi inaugurado também o primeiro centro de serviços da marca no mundo combinando reparos de materiais leves e baterias de alta tensão.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BorgWarner apresenta sistemas de carregamento pela 1ª vez no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla